quarta-feira, 27 de abril de 2011
Telebrás prevê uso de fibras óticas da Eletrobras e Petrobras até maio
BRASÍLIA – O presidente da Telebrás, Rogério Santanna, disse hoje que as negociações para viabilizar o uso das redes de fibras óticas da Eletrobras e da Petrobras estão avançadas. Segundo ele, a expectativa é de que a primeira fase de implementação das redes seja iniciada até o fim de maio a partir da disponibilização das redes de dados das outras estatais.
Santanna explicou que os contratos com a Eletrobras já foram assinados. Ele aguarda a homologação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Já os contratos com Petrobras, que teve o aval da diretoria responsável, serão assinados nos próximos dias.
O presidente da Telebrás explicou que os contratos firmados vão garantir o uso das redes de comunicação que passam pelas linhas de transmissão de energia elétrica das empresas do sistema Eletrobras e pelos gasodutos da Petrobras. A primeira fase prevê operação de redes de dados nos Estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, até o fim deste ano.
A Telebrás já assinou contratos correspondentes ao montante de R$ 207 milhões voltados para a compra de equipamentos e serviços que vão permitir a operação das redes de dados robustas detidas pelas estatais do setor de energia. O interesse do governo é expandir a oferta de banda larga no atacado.
“A ideia é utilizar as redes de fibras óticas para introduzir os novos competidores”, disse Santanna em audiência da Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados. Ele se referiu à principal atribuição da estatal no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) elaborado pelo governo federal.
(Rafael Bitencourt | Valor)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário