SÃO PAULO – Após divulgar os números referentes ao quarto trimestre de 2010, tendo mostrado um lucro líquido menor do que o esperado pelo Citigroup, mas surpreendido em termos de receita e Ebitda, os executivos da CSN (CSNA3) afirmaram que as estimativas de Capex (investimentos em bens de capital) para 2011 na área de minério de ferro será de R$ 2,4 bilhões. Além disso, estimam vendas na ordem de 30 milhões de toneladas do produto para este ano.
Em teleconferência realizada há pouco, os executivos também pontuaram sobre suas participações tanto na Usiminas (USIM5) quanto na Riversdale. A começar pela Usiminas, o sentimento é de que tal participação é um investimento estratégico para a CSN, já que a perspectiva é de que a Usiminas irá contribuir muito com a companhia.
No entanto, os executivos enfatizaram o fato de serem apenas acionistas minoritários da empresa e que não pretendem, pelo menos a princípio, ultrapassar uma participação total de 10%, mantendo assim a intenção já anteriormente anunciada.
Sua participação na Riversdale também foi comentada, principalmente por conta dos movimentos ocorridos na última sessão, em que a Rio Tinto fez nova oferta para aumentar sua participação na Riversdale.
Quando questionados se pretendem ou não continuar com sua participação na empresa, os executivos afirmaram que irão esperar o final das negociações entre a Riversdale e a Rio Tinto, que prosseguirá até dia 6 de abril. A princípio, a intenção não é vender, mas os executivos afirmaram que estão abertos às oportunidades de mercado.
DescontosOutro tema abordado foi a retirada de descontos do aço na ordem de 5% ao longo de segundo semestre. Segundo o diretor comercial da companhia, Luis Fernando Martinez, a CSN possui um mix de produtos muito diversificado e grande parte do que foi perdido no ano passado estava relacionado ao grande portfólio da empresa.
Neste contexto, o objetivo para o segundo semestre deste ano será fortalecer o portfólio da empresa, com produtos de maior valor agregado, e retirar os descontos nos mercados estratégicos para a CSN, a exemplo do aço, que poderá gerar um prêmio maior.
Minério de ferro
Por fim, convém ressaltar que o cenário para o minério de ferro está bastante favorável. Os executivos continuam bastente otimistas com o mercado, principalmente o chinês. Recentemente foi realizada uma rodada de visitas a clientes na China, onde pode-se concluir que o país continuará com investimento pesados em infraestrutura, o que deverá ser muito benéfico para a CSN.
“Esperamos um ano muito bom para o minério de ferro. Podemos esperar um ano muito melhor do que foi 2010 para o produto”, afirmou Martinez, indicando que o mercado continua muito aquecido e com presença de uma forte demanda.
InfoMoney
Em teleconferência realizada há pouco, os executivos também pontuaram sobre suas participações tanto na Usiminas (USIM5) quanto na Riversdale. A começar pela Usiminas, o sentimento é de que tal participação é um investimento estratégico para a CSN, já que a perspectiva é de que a Usiminas irá contribuir muito com a companhia.
No entanto, os executivos enfatizaram o fato de serem apenas acionistas minoritários da empresa e que não pretendem, pelo menos a princípio, ultrapassar uma participação total de 10%, mantendo assim a intenção já anteriormente anunciada.
Sua participação na Riversdale também foi comentada, principalmente por conta dos movimentos ocorridos na última sessão, em que a Rio Tinto fez nova oferta para aumentar sua participação na Riversdale.
Quando questionados se pretendem ou não continuar com sua participação na empresa, os executivos afirmaram que irão esperar o final das negociações entre a Riversdale e a Rio Tinto, que prosseguirá até dia 6 de abril. A princípio, a intenção não é vender, mas os executivos afirmaram que estão abertos às oportunidades de mercado.
DescontosOutro tema abordado foi a retirada de descontos do aço na ordem de 5% ao longo de segundo semestre. Segundo o diretor comercial da companhia, Luis Fernando Martinez, a CSN possui um mix de produtos muito diversificado e grande parte do que foi perdido no ano passado estava relacionado ao grande portfólio da empresa.
Neste contexto, o objetivo para o segundo semestre deste ano será fortalecer o portfólio da empresa, com produtos de maior valor agregado, e retirar os descontos nos mercados estratégicos para a CSN, a exemplo do aço, que poderá gerar um prêmio maior.
Minério de ferro
Por fim, convém ressaltar que o cenário para o minério de ferro está bastante favorável. Os executivos continuam bastente otimistas com o mercado, principalmente o chinês. Recentemente foi realizada uma rodada de visitas a clientes na China, onde pode-se concluir que o país continuará com investimento pesados em infraestrutura, o que deverá ser muito benéfico para a CSN.
“Esperamos um ano muito bom para o minério de ferro. Podemos esperar um ano muito melhor do que foi 2010 para o produto”, afirmou Martinez, indicando que o mercado continua muito aquecido e com presença de uma forte demanda.
InfoMoney

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