As vendas de veículos novos no Brasil alcançaram 274,17 mil unidades no mês passado, marcando um incremento de 24,08% em relação ao mesmo período de 2010. No primeiro bimestre, as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 519,05 mil unidades, 19,52% acima dos volume negociado nos dois primeiros meses do ano passado. Os números foram divulgados há pouco pela Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de carros.
Só em automóveis e comerciais leves, foram vendidas 258,84 mil unidades em fevereiro, um avanço de 22,46% em um ano. A Fiat liderou esse mercado no mês passado, com uma participação de 23,47% nas vendas. Na sequência, apareceram Volkswagen, com 21%, General Motors (GM), com 17,9%, e Ford, com 9,14%.
O balanço da entidade também mostra vendas aquecidas de caminhões e ônibus, que subiram 60,81% e 56,41%, respectivamente, sobre fevereiro de 2010. No total, foram negociados 12,69 mil caminhões no mês passado, enquanto as vendas de ônibus totalizaram 2,63 mil unidades no período.
A Volkswagen liderou o mercado de caminhões, marcando uma participação de 30,44%, seguida pela Mercedes-Benz (24,21%). Nas vendas de ônibus, a Mercedes-Benz ficou na liderança, mordendo 37,96% do mercado em fevereiro, seguida de perto pela Volkswagen, que mostrou participação de mercado de 37,09%.
O levantamento da Fenabrave também mostra que foram vendidas 145,31 mil motocicletas em fevereiro, 20,26% acima do mesmo mês do ano passado. A Honda liderou no segmento duas rodas, com uma participação de 79,26% das motos comercializadas no mês passado. Na segunda posição, a Yamaha teve 11,24% das vendas.
(Eduardo Laguna | Valor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário